Associados(as)

Dr. Thiago Borne Ferreira

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formou-se bacharel em Relações Internacionais (2008) e mestre em Ciência Política (2012) pela mesma instituição. Além disso, é pesquisador do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) da UFRGS e membro do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua pesquisa é voltada para compreensão do fenômeno da guerra no século XXI e aborda temas como empresas militares privadas, segurança cibernética e sistemas robóticos militares. Thiago realizou parte de sua pesquisa doutoral no The William Perry Center for Hemispheric Defense Studies da National Defense University em Washington, D.C., com financiamento da Comissão Fulbright/CAPES. Foi professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), e na Universidade do Vale do Taquari (Univates), onde também foi coordenador do curso de Relações Internacionais. Atuou como consultor junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Atualmente, é Knowledge Management Officer no International Policy Centre for Inclusive Growth/socialprotection.org

Lattes

 

Dr. Diego Canabarro

Doutor em Ciência Política; mestre em Relações Internacionais; e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), inscrito na OAB/RS sob o número 68.870. É pesquisador associado do National Center for Digital Government (NCDG) da Universidade de Massachusetts, Amherst; e do GT Governança Digital do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da UFRGS (CEGOV/UFRGS). Pesquisa nas áreas de Política, Direito e Relações Internacionais, com ênfase em: 1) Tecnologia, Estado e Segurança Internacional; 2) governança digital; e 3) governança da Internet. De 2009 a 2014, foi assistente de ensino e pesquisa do Professor Marco Cepik no CEGOV/UFRGS. Em 2009, realizou intercâmbio acadêmico junto ao Departamento de História Econômica da Universidade de Estocolmo. Entre 2009 e 2010, atuou como consultor jurídico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a área de interoperabilidade de e-serviços no Brasil [Projeto BR-T1066]. No ano acadêmico 2012/2013, realizou Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior / CAPES (8171-12-2) junto ao NCDG/UMass sob a supervisão da Professora Jane Fountain. Foi um dos três finalistas do Prêmio Capes de Tese 2015 para a área de Ciência Política e Relações Internacionais, recebendo prêmio de Menção Honrosa pela tese "Governança Global da Internet: tecnologia, poder e desenvolvimento". Entre 2014 e 2019, trabalhou no Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), como Assessor Especialista ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e administra o Observatório da Internet no Brasil. Atualmente, trabalha como Gerente Sênior de Políticas Públicas da Internet Society para a América Latina e o Caribe.

Lattes

 

Dr. Leonardo Perin Vichi

Pós-Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutor em História Social pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-IH-UFRJ) com Doutorado Sanduíche realizado no curso de Ciência Política da Freie Universität Berlin (FUB), na linha de Sociedade e Cultura. Doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército na linha de Estudos da Paz e da Guerra, Mestre em História Comparada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha de Poder e Discurso. Cursou parcialmente a pós-graduação em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra. Possui graduação em Bacharelado – Letras / Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Coordenador da linha de Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Adjunto Acadêmico da Célula de Defesa Cibernética do Observatório Militar da Praia Vermelha. Editor da Revista do NIEJ, Coordenador e Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes – NIEJ-IH/UFRJ. Tem experiência na área de História e em Estudos de Defesa, com ênfase em História Contemporânea, Conflito Árabe-Israelense, atuando principalmente nos seguintes temas Defesa Cibernética, Inteligência Cibernética, Operações de Desinformação e Estudos Marítimos.

Lattes

 

Dra. Luciana Wietchikoski

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui graduação em História (LP) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da UFSC (GEPPIC) e do Grupo de Estudos em Segurança e Politica Internacional da UFRGS. Atua principalmente na área de Política Internacional, com ênfase nos seguintes temas: inserção global dos emergentes, política externa dos Estados Unidos, política externa do Brasil e think tanks.

E-mail: wietch.luciana@yahoo.com.br

Lattes

 

Me. Eduardo Arthur Izycki

Eduardo Izycki possui experiência acadêmica e profissional multidisciplinar que o posiciona na intersecção entre o Direito Internacional, as Relações Internacionais e a Segurança Cibernética. É Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Paraná (2004) e possui especialização em Direito Digital pela Universidade Estácio de Sá (2016). É mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2020), atualmente mestrando em MA Peace and International Security, pela Universidade King’s College London (2021), no Reino Unido, como bolsista Chevening. Em sua atividade profissional exerceu a atividade de inteligência no Governo Federal do Brasil durante 12 anos. Foi responsável pelos processos de Avaliação de Risco no ciclo de Grandes Eventos no Brasil (Rio+20, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016) e, posteriormente, pela avaliação de riscos e proteção de Infraestruturas Críticas brasileiras.

Lattes

 

 

Ma. Elany de Almeida Souza

Advogada e Internacionalista. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – Instituto Meira Matos/ PPGCM/ECEME/IMM. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria /UFSM. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL. Bacharel em Direito pela Faculdade de Rondônia – FARO. Advogada aprovada pela OAB/RO em 2004, atuou de dezembro daquele ano até julho de 2010, como Assessora Jurídica da Procuradoria e Corregedoria do Ministério Público do Estado de Rondônia-MP/RO, tendo sido estagiária concursada por dois anos, nesta mesma Instituição, portanto com experiência na área do Direito Público e Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: combate à improbidade administrativa, ação civil pública, ação popular, tóxicos, consumidor, legislações especiais, infância e juventude, tributário, direitos humanos, responsabilidade por dano ambiental, dentre outras áreas afins. Cofundadora e Coordenadora do CEDRIPI – Centro de Estudos, Pesquisas e Cursos em Direito, Relações Internacionais e Política Internacional. Pesquisadora e Membro dos seguintes grupos com registro no CNPq: Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa em Política Internacional Contemporânea ? GEPPIC – Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC – Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Observatório do Estado (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade (GPPIC) Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Defesa – LED – Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME. Desenvolve pesquisas nas áreas com pertinência temática em Relações Internacionais; Política Internacional; Estudos da Paz e da Guerra. Segurança Internacional; Política Externa; Cooperação e Integração Regional; Organizações Internacionais; Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Governança do Meio Ambiente.

Lattes

 

Ma. Giuliana Facco Machado

Mestre em Gender and International Relations pela University of Bristol (ING) com a dissertação The Ni Una Menos Movement (2015-2016) and the construction of transnational feminism in Latin America.Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou, durante os anos de 2013 e 2014 no Projeto de Pesquisa Análise dos custos de transação e dos modelos de governança da atenção básica à saúde em Palmeira das Missões e Santa Rosa financiado pela CAPES, por meio do Programa Jovens Talentos. Monitora da disciplina de Introdução as Relações Internacionais no ano de 2016. Referente a Medicina tem interesse em pesquisar nas áreas de: medicina comunitária e da familia, metabolismo e alimentação, saúde da mulher e questões de gênero. No que tange as Relações Internacionais tem interesse de pesquisa nas áreas de Feminismo e Movimentos Sociais na América Latina; Gênero; Mulheres na Política Internacional e Cyber ativismo.

Lattes

 

Yasmine Pereira Sensão

Mestranda em Estudos sobre as Mulheres: As mulheres na sociedade e cultura, pela Universidade Nova de Lisboa. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria. É associada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC) da UFSC. Foi integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Política Internacional Contemporânea (GEPPIC) da UFSM. No ano de 2015, foi Monitora da disciplina de Introdução às Relações Internacionais do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também atuou profissionalmente na área de Assessoria Internacional e Cooperação Interinstitucional para o Ensino Superior.

Lattes