Pós-Graduandos(as)

Linha de pesquisa: Novas Tecnologias, Estado e Segurança Internacional

 

DOUTORADO

Jéssica Maria Grassi 

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de Política Internacional, com Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora substituta no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC), atua no projeto “Novas tecnologias e ciberpoder: o Estado e a construção de sua capacidade no século XXI” e no “Pró-Defesa IV: Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional”. Atua também no PROCAD Defesa “Prospectiva para Segurança e Defesa”, como pesquisadora na Rede Brasileira de Monitoramento de Sementes de Futuro de Defesa.

Lattes

 

Guilherme Boscardin Espindola

 Doutorando em Relações Internacionais no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Relações Internacionais pela UFSM. Pesquisador no grupo de Dinâmica Econômica, Instituições e Desenvolvimento (DEID/CNPq), do programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGED) na UFSM.

Lattes

 

Mariana Guanabara

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialista em Estudos Diplomáticos pela faculdade IBMEC São Paulo. Atualmente cursa mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela UFSC. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e Segurança Internacional. Possui interesse em temas sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas, saúde global, e segurança da saúde global.

Lattes

 

MESTRADO

Danniel Garcia Barbosa de Figueiredo

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2019). Pesquisador do Grupo de  Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC) na área de Cyber Segurança; pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa (GESED), em 2018, com pesquisas sobre Missões de Paz da ONU realizadas por países sul-americanos e sobre a base industrial de defesa nos documentos de defesa brasileiros; pesquisador do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (PRÓ-DEFESA IV), sob a coordenação da professora Danielle Ayres, pela UFSC.

Lattes

Pedro Henrique Paulette Favero

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista do CNPq no projeto Pró-Defesa IV: Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa Cibernética e Nacional. Pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC-UFSC) e Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa (GESED-UFSC).

Lattes

 

Eduardo de Rê

 

Mestrando de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Relações Internacionais pela UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea – GEPPIC.

Lattes

 

Bruna Maria Dos Santos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de Política Internacional. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui como áreas de interesse Política e Segurança Internacionais, Defesa e Ciberespaço. A pesquisa atual se dedica aos estudos sobre o Ciberpoder e os novos atores do Sistema Internacional.

Lattes

 

Alysson Araldi Boschi

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com período de formação na King’s University College at Western University (London, Canadá) e na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (Bogotá, Colômbia). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC). Temas de interesse: segurança internacional e defesa; segurança cibernética; relações internacionais da Ásia; relações internacionais do Japão.

Lattes

 

Linha de Pesquisa: O Poder das Ideias e a Formação de Institutos Liberais na América Latina

 

DOUTORADO

Arthur Pinheiro de Azevedo Banzatto

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Contratado do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor Substituto dos cursos de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2016 – 2018). Gestor da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2017 – 2018). Representante da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas no Estado de Mato Grosso do Sul (CERMA-MS) (2017 – 2018). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) com bolsa da CAPES. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9402-1915

Lattes

Jahde de Almeida Lopez

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI/UFSC). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Realizou mobilidade acadêmica internacional, com bolsa pelo programa BRAMEX, na Universidade autônoma de Tlaxcala – Tlaxcala , México. Atuou como bolsista de iniciação científica pela FAPERGS (2017/2018 e 2018/2019). Atualmente integra o grupo de pesquisa vinculados ao GEPPIC/CNPq (Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea): O Poder das Ideias e a Formação de Institutos Liberais na América Latina. Possui como interesses centrais de pesquisa, história da política externa Norte-Americana, neoliberalismo na América Latina, e a influência dos Estados Unidos em relação aos países da América Latina.

Lattes

Luan Correa Brum

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/Campus SVP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGRI-UFU). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI-UFSC). Atualmente integra o grupo de pesquisa vinculado ao GEPPIC/CNPq (Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea) – O Poder das Ideias e a Formação de Institutos Liberais na América Latina. Possui como interesses centrais de pesquisa: Política externa estadunidense e sua relação com a América Latina; hegemonia dos EUA; neoliberalismo e a atuação dos institutos liberais.

Lattes

MESTRADO

Brenda Barreto

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI/UFSC). Graduada em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande. Atuou como bolsista voluntária no Grupo de Pesquisa Interseccionalidade e Decolonialidade nas Relações Internacionais – INDERI e como bolsista voluntária do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE, ambos vinculados à FURG. Tem como interesse de pesquisa neoliberalismo, segurança e aspectos de gênero, religião, com enfoque para a atuação dos Estados Unidos na América Latina.

Lattes

 

Rodrigo Rosales Tapia

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atua como bolsista FAPERGS no grupo de pesquisa Interseccionalidade e Decolonialidade nas Relações Internacionais – INDERI. Tem em seu interesse central de pesquisa neoliberalismo e religião, com enfoque para a atuação dos Estados Unidos na América Latina.

Lattes

 

Linha de Pesquisa: Direitos Humanos e Estado

DOUTORADO

Ma. Daniela Zilio

Docente do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste e Unidade de Pinhalzinho-SC. Advogada. Doutoranda (2019) e Mestre (2016) em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Chapecó-SC. Durante o mestrado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste (2014). Especialista no Novo Sistema Processual Civil Brasileiro pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste (2019). Graduada em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste (2013). Membro do Grupo de Pesquisa “Interculturalidade, Identidade de Gênero e Personalidade”, do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética – SBB, regional de Santa Catarina. Organizadora de obras jurídicas e autora de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Civil, e Biodireito.

Lattes

 

EGRESSOS

Arthur Correa Maziero

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2015), especialização pela mesma Universidade em Relações Internacionais Contemporâneas (2018). Atualmente é discente de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina com previsão de término para 2021. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (GEPPIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Área de concentração: Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais e a questão cibernética.

Lattes

 

Bianca Mendes Araújo

Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Relações Internacionais pela pela Universidade Federal da Paraíba em 2019. Possui como áreas de interesse Paz e Segurança Internacionais, Gênero, Feminismos e Relações Internacionais, Oriente Médio e Teatro do Oprimido. As produções acadêmicas abordam as seguintes tópicos: Acordo de Paz entre a Colômbia e as FARC, Tratado de Cooperação Amazônica, Teatro do Oprimido e Relações Internacionais. Como temática de pesquisa recente, concentra-se no autogoverno de Rojava proclamado pelas forças curdas não-estatais  no norte da Síria.

Lattes