Divulgação: “I Conferência intersetorial sobre armas autónomas letais, inteligência artificial e a lusofonia”
O InterAgency Institute (IA), parceiro do GEPPIC, e a Universidade Lusófona de Lisboa promovem em Lisboa, no próximo dia 11 de julho, a Conferência “Armas autónomas letais, inteligência artificial e a lusofonia”.
A Conferência visa promover o debate e a cooperação entre os diversos setores dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa envolvidos no fabrico, utilização e regulação de armas autónomas letais não supervisionadas por humanos. Entre os convidados estão militares, académicos, juristas e representantes de governo dos países do bloco, além de especialistas de outros países.
No ano passado, a 6ª Conferência de Revisão da Convenção da ONU sobre Armas Convencionais (CCW) não conseguiu a aprovação da proposta de criação de instrumentos jurídicos que visem a proibição total do uso de armas autónomas letais. O tema, no entanto, continua a ser debatido no âmbito do Grupo de Peritos Governamentais relacionado com as tecnologias emergentes na área dos sistemas de armas autónomas letais.
Conferência: “Armas autónomas letais, inteligência artificial e a lusofonia”
Data: 11 de julho
Horário: das 11h às 17h (horário de Portugal e Angola) / das 7h às 13h (horário do Brasil).
Link da inscrição: https://bit.ly/ArmasAutonomas
Programação:
Abertura
Exibição do filme “Immoral Code” e debate
Painel 1: Inteligência Artificial e Direitos Humanos: desafios das tecnologias emergentes
Painel 2: Inteligência Artificial e Guerra: implicações territoriais, responsabilidades legais e imperativos ético-morais
Para mais informações: http://interagency.institute/events/14-events/66-autonomous-weapons.html e https://www.ulusofona.pt/agenda/armas-autonomas-letais