GEPPIC abre inscrições para o projeto de extensão “Crises Sanitárias e Segurança Internacional”!

01/04/2023 14:00

A epidemia do coronavírus (ou covid-19) se mostrou como uma crise de escopo, escala e risco alarmantes. Além da mortalidade, o impacto da crise foi multidimensional e transfronteiriço: países de todos os níveis de desenvolvimento foram largamente afetados; indicadores econômicos do Banco Mundial apontaram para uma recessão profunda, de proporções que não se tinha desde a Segunda Guerra Mundial; vulnerabilidades se acentuaram em países já fragilizados por conflitos, com processos eleitorais adiados, ajuda humanitária paralisada, e uso da crise como pretexto para medidas autoritárias.
Diante disso, a crise esteve no topo das agendas nacionais e de política internacional de todo o mundo, ademais, observou-se como a resposta de muitos países esteve dentro de uma perspectiva securitária. Em diferentes níveis de gravidade e/ou extensão, outras crises sanitárias na história, como a peste negra, gripe espanhola, HIV/AIDS, H1N1, ebola, também causaram e causam sérios riscos à estabilidade e segurança internacional, além de desencadear crises econômicas, exacerbar vulnerabilidades e aumentar a desconfiança em instituições públicas. Além da temática ter integrado três vezes a agenda do Conselho de Segurança da ONU, discute-se hoje no âmbito da OMS um acordo internacional específico para epidemias.
Pensando nisso, a ideia deste grupo de estudos é, através da leitura de trabalhos acadêmicos, documentos, notícias, e outros tipos de material disponíveis, pensar criticamente e debater sobre o relacionamento que crises epidêmicas (um tema sanitário) possuem dentro do campo da segurança internacional. Quais os possíveis nexos-securitários que saúde global pode possuir? É problemático a securitização de crises epidêmicas? Como as políticas nacionais de segurança podem afetar a cooperação internacional de governança da saúde global? Estes são alguns dos questionamentos que irão guiar os encontros do grupo.

O edital destina-se a alunos(as) da graduação da UFSC e de outras instituições de ensino superior de Santa Catarina que estejam interessados(as) no estudo de temas relacionados à Política Internacional, Estudos Estratégicos, Segurança e à Defesa, particularmente nos estudos sobre crises sanitárias (epidemias) e suas implicações à segurança internacional.

Estão aptos a se inscrever os(as) discentes que estiverem matriculados nos cursos de relações internacionais, direito, ciências sociais, ciência política e áreas afins. Ter cursado o primeiro ano dos referidos cursos (1 e 2 semestres). Ter conhecimento de Segurança Internacional e Teoria de Relações Internacionais é um diferencial.

O projeto contará com 10 vagas (7 vagas UFSC e 3 externas).
As inscrições serão realizadas no período de 01 a 14 de abril de 2023.

Para se inscrever, os(as) interessados(as) devem ler atentamente ao edital, disponível aqui, e seguir as instruções. O formulário online pode ser acessado clicando aqui.